sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Datação Radiométrica (Radiocronologia)


A Datação Radiométrica é um método físico pertencente aos métodos de idades absolutas da Estratigrafia. É o método mais preciso na datação das rochas ígneas. Este método fundamenta-se no decaimento de isótopos radioactivos que, para cada elemento tem uma velocidade constante, é irreversível e realiza-se sempre no sentido da criação de isótopos-filho. Ao tempo necessário para um elemento radioactivo reduza a sua abundância para metade, dá-se o nome de tempo de meia-vida. Os métodos mais utilizados são: K-Ar, Rb-Sr, U-Th. Apesar ser um método muito bom, tem algumas limitações, a principal é que só pode ser aplicado a rochas ígneas, as outras é que poderão ter ocorrido modificações nas composições isotópicas originais, devido a processos de alteração ou metamorfismo, e o material complexo e extremamente caro que é necessário para este método.

Assunto: Estudo geocronológico K/Ar nos diques máficos no cratão de São Francisco.
Metodologia: Foram feitas várias datações, com o método K/Ar, em minerais (anfíbolas e plagioclases) e em rochas provenientes dos diques em estudo e, foram interpretadas usando diagramas e histogramas de K/Ar.
Dificuldades: A informação radiométrica disponível revela, no mínimo, 5 épocas onde se possam enquadrar a formação dos diques. As anfíbolas usadas poderão ser o problema, devido a terem sofrido processos de rejuvenescimento de árgon que ocorreram devido a tectónicas do meio ao final do Proterozóico.
Conclusões: Os resultados radiométricos de K/Ar podem ser relacionados com processos de rifting que ocorreram na massa continental, durante o Proterozóico.




Referências:


Vera Torres, Juan (1994), "El tiempo en Geología", in Juan Vera Torres (org.), Estratigrafia - Princípios y Métodos. Madrid: Editorial Rueda, 72-77


TEIXEIRA, W. - Mafic dykes in the southern part of the São Francisco craton: a tectonic review based on K/Ar geochronology.  Bol. IG-USP, Sér. Cient. [online]. 1989, vol.20. [Consult. 04 Jan. 2012], p.25-30. Disponível em http://ppegeo-local.igc.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-62831989000100006&lng=pt&nrm=iso ISSN 0102-6283.


ESTRATIGRAFIA E PALEONTOLOGIA - RADIOCRONOLOGIA. João Pedro Ferreira, Janeiro de 2011. [Consult. 30 Dez. 2011] Disponível em http://estpaljoaoferreira.blogspot.com/2011/01/radiocronologia.html

Sem comentários:

Enviar um comentário